Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a depilação a laser não se trata de uma novidade do mercado. Os primeiros equipamentos usados com a finalidade de remover os pelos de forma definitiva foram criados ainda na década de 70. O inconveniente é que tratavam-se de máquina muito limitadas, e, como agravante, costumavam causar uma infinidade de desconfortos nos pacientes durante e após as sessões. Porém, no início dos anos 80, o conceito de fototermólise seletiva foi introduzido, possibilitando uma depilação progressiva muito mais eficiente e pontual para os adeptos do método.
De qualquer forma, mesmo com a propagação do método, ainda é bastante comum que as pessoas apresentem dúvidas quando a temática é depilação a laser, e esta foi a razão de criação deste espaço: dirimi-las. A seguir, além de saber como são os resultados dos pacientes que se submetem ao procedimento, separamos um resumo a respeito dos cuidados que devem ser tomados antes e depois das sessões, confira a seguir.
Depilação a laser – Resultados
Os resultados promovidos pela depilação a laser podem ser percebidos desde as primeiras sessões. A cada nova etapa concluída do tratamento, o paciente conseguirá observar de forma nítida as falhas de crescimento de seus pelos. Apesar da técnica poder ser aplicada nas mais variadas regiões do corpo, ela costuma funcionar melhor nas virilhas, axilas, pernas e, no caso dos homens, na barba.
Na região do buço feminino, em que os pelos geralmente são mais finos, como no dorso masculino, em que a pele é mais espessa, é comum que os resultados demorem um pouco mais para aparecer. Assim, nestes casos, não é raro que o profissional acabe tendo de realizar uma quantidade maior de sessões do que de costume. Leve em conta que o tipo, a espessura, e a pigmentação dos pelos, vão influenciar diretamente no número de sessões necessárias para se atingir o efeito esperado. Como regra, quanto mais claro e fino for o pelo, mais difícil e demorado será para que os equipamentos ofereçam os resultados prometidos.
Mesmo assim, em geral, independente de qual seja o seu fototipo, os resultados oferecidos pela depilação a laser são surpreendentes e irão conquistar você, que provavelmente irá querer aplicar a técnica em diversas regiões do seu corpo após ter experimentado os resultados pela primeira vez. É comum encontrar pessoas que, após a realização de seis a oito sessões, deixam para sempre de se preocupar com a remoção de seus pelos. Isto gera uma sensação indescritível de liberdade para quem, durante toda a vida, teve de gastar quantias imensas de tempo e dinheiro lidando permanentemente com a remoção dos fios indesejados.
Se nota a redução no número de pelos logo após a realização da sessão?
Não. É preciso ter calma. Geralmente os pelos tendem a crescer normalmente e após cerca de quinze a vinte dias sairão facilmente de seus folículos. É normal. Somente após este período é que você passará a ver diretamente os resultados produzidos pela sessão.
Normalmente, quantos pelos são eliminados a cada sessão?
É normal que cerca de 10 a 15% dos pelos sejam eliminados por sessão. Para se conseguir maximizar o resultado, é fundamental que a profissional responsável por realizar a sua avaliação tenha experiência com depilações a laser e, também, que saiba manusear perfeitamente o seu equipamento. No caso da Ultimate Laser, utilizamos o equipamento Milesman, capaz de reduzir drasticamente a sensação de dor do paciente por meio de uma ponteira refrigerada a -3 graus celsius, a qual aplica uma curta anestesia em período anterior a cada disparo.
Cuidados que devem ser tomados antes e depois da depilação a laser
Antes de realizar as sessões de depilação a laser, é fundamental que o paciente evite expor as regiões que serão depiladas ao sol. Isto ocorre porque os raios solares são responsáveis por deixar a pele mais sensível, o que aumenta exponencialmente os riscos de queimaduras. Caso não seja possível a distância do sol, é fundamental usar protetor solar (sem moderação!).
Outro ponto muito importante é em relação ao método de depilação que o paciente já vem utilizando. Durante o mês que antecede as sessões, é de suma importância que a remoção dos pelos não seja realizada com cera ou pinça. Assim preserva-se a raiz dos pelos, que é exatamente o local em que o laser atua para promover os resultados prometidos.
Após a realização das sessões, os cuidados com a exposição solar devem ser mantidos. É importante que se faça uso do bloqueador solar com frequência. Além disso, é possível usar loções e cremes com propriedades calmantes, com o objetivo de acelerar o processo de recuperação da pele. Para ter acesso á relação completa de cuidados, acesse este link.
E você, já agendou a sua primeira sessão? Clique em sua cidade no menu ao lado e agende agora uma avaliação, incorpore estes benefícios à sua vida!