A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher e, como há uma alteração hormonal muito grande no período gestacional, é comum que novos pelos venham a aparecer em regiões que ainda não existiam. Como resposta a estes novos fios, é normal que a mulher passe a ver na depilação a laser uma alternativa para solucionar este problema. Mas aí vem a pergunta, mulheres grávidas também podem realizar o procedimento?
Grávidas podem fazer depilação a laser?
Em geral, não se recomenda a uma grávida realizar o procedimento de depilação a laser. E qual é a razão? Simples, o procedimento, apesar de não representar riscos diretos à saúde da paciente, acaba baixando levemente a sua imunidade. Além do mais, as grávidas precisam de cuidados redobrados e, durante o período de gestação, toda a atenção dispensada pode não ser suficiente para garantir que nenhum inconveniente possa acabar ocorrendo (desde a maneira de movimentar a paciente na maca, por exemplo).
Apesar do procedimento ser seguro, por agir apenas na raiz dos pelos, existem outros riscos que devem ser evitados nessa situação. Durante a gravidez, a mulher fica muito mais propensa a ter hiperpimentação da pele. Essas manchas mais escuras podem aparecer justamente porque há uma maior concentração de hormônios no corpo.
Além disso, a pele da mulher, durante este período, acaba ficando muito mais sensível, o que acaba influenciando no resultado, e também na experiência dela com o procedimento. O corpo ainda é capaz de liberar um hormônio que atua diretamente na melanina presente na pele, fazendo com que a mesma fique mais escura e dificultando o procedimento. Para saber em mais detalhes como ocorre uma depilação a laser, clique aqui.
Em geral, esta acaba sendo uma escolha bastante particular de mulher para mulher. Apesar de não existir nenhum estudo que comprove que o procedimento faça qualquer mal à saúde nestes casos, na Ultimate Laser, realizamos o procedimentos em paciente grávida apenas se apresentado documento de seu médico responsável garantindo que há condições favoráveis para que o procedimento seja realizado. Mesmo assim, sempre é feita uma avaliação junto à paciente, a fim de saber sua real situação.
Dica para as grávidas que querem se depilar a laser
Uma orientação importante para as grávidas que querem aderir ao procedimento é que esperem até o fim da gravidez para realizá-lo. Como dito anteriormente, durante a gravidez há uma alteração hormonal muito grande no corpo feminino, a qual, por vezes, acaba ocasionando o nascimento de pelos que anteriormente não existiam. Dessa forma, é mais interessante às grávidas esperarem que toda esta alteração hormonal diminua e que todos os pelos indesejados nasçam, para, só a partir daí, se submeterem ao procedimento.
Caso, mesmo após estas dicas você decida conciliar a depilação a laser à sua gravidez, saiba que a técnica pode ser aplicada nas mais variadas regiões do corpo e, também, em todos os tipos de pele. Assim como qualquer outro procedimento estético, ele também deve ser feito seguindo algumas outras orientações que podem ser encontradas aqui. Você já está a par de todos os benefícios da depilação a laser? Em caso negativo, confira esta outra matéria clicando neste link.